01- ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Karine Silva Bianchi1
Kariny Ferreira Silva2
Lucilene Pereira de Souza3
Samuel Clemente Moraes4

Orientador:Mirivan Carneiros Rios5

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre a proposta de trabalho da Orientação Sexual no currículo pedagógico. Para tanto, tomou-se como norteador bibliográfico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S). Buscou-se refletir sobre o desenvolvimento das práticas pedagógicas por parte da equipe escolar, bem como fazer uma analogia às propostas contidas no próprio documento norteador, percebendo-se uma prática destoante ao que apregoa o PCN/Orientação Sexual. Fez-se, contudo, apontamentos de novos rumos os quais a escola necessita de trilhar para que o trabalho realizado seja eficaz tanto para escola no cumprimento do currículo escolar, mas principalmente para melhorar a qualidade de vida dos alunos.

Palavras-Chave: Orientação Sexual, Escola, Currículo, Reflexão, prática pedagógica.