02- OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE

OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE

Delmonico, Fábio.1

RESUMO: Desde os primórdios a Educação sempre enfrentou inúmeros desafios, criando e recriando vários programas e métodos educacionais a fim de atender as necessidades da época. Na atualidade não é diferente. O mercado de trabalho esta mais exigente, não somente em relação à escolarização, mas também em certas competências e habilidades o que está diretamente ligado a duas situações que implicam no não alcance destas, sendo a metodologia utilizada pelas instituições e docentes que consequentemente podem influenciar a evasão escolar neste segmento. Neste contexto, é preciso pensar enquanto educação de jovens e adultos, além de atender a legislação, atender também ao direito social de toda pessoa, contribuindo com o avanço e/ou conclusão da escolaridade nos níveis fundamental e médio, proporcionando melhores contribuições pessoais e profissionais. Porém, torna-se necessário pensar em estratégias, adaptações e readaptações, se for o caso, que contribuam para a permanência do aluno, jovem e adulto, na escola, reduzindo o índice de evasão escolar nesta modalidade de ensino, pois o que se observa nas escolas das esferas municipais e estaduais, onde há oferta de atendimento à EJA é que as metodologias ou estratégias não são, na maior parte dos casos, planejadas de forma que proporcione uma aprendizagem significativa, além dos horários de atendimento que nem sempre são flexíveis ou adaptáveis aos jovens e adultos que também trabalham. Isso leva a crer que, a legislação está sendo cumprida, mas vale perguntar se seus objetivos educacionais e sociais estão sendo alcançados com eficiência e eficácia embasando principalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirmando que as instituições devem assegurar este direito aos jovens e adultos fornecendo condições apropriadas de atendimento levando em consideração as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho. No decorrer deste, objetiva-se expor alguns principais desafios contemporâneos deste segmento de ensino bem como propor algumas idéias para, realmente, contribuir com a Educação de Jovens e Adultos, e consequentemente, contribuir para a permanência dos alunos na continuidade dos estudos até a conclusão, reduzindo desta forma a evasão escolar neste segmento e podendo contribuir, também, com a qualificação profissional dos alunos.

Palavras-chave: EJA. Aprendizagem Significativa. Evasão. LDB.